sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Política

De que trata a política? A partir de determinada altura, como salienta Michel Foucault, a política trata do pastoreio do rebanho. Um bom político é um bom pastor, aquele que não perde as ovelhas que lhe foram confiadas. Mas que temos nós a ver com isso? Ansiamos ainda o exercício do pastoreio? Não. Há muito tempo que o espírito se deslocou desse estado infantil. A política é um prolongamento da infância, dessa infância campestre onde se sonha conduzir, por montes e vales, o rebanho. Mas o espírito, mesmo se já perdeu todas as ilusões dessa longínqua infância, não deixa de sentir a nostalgia dos começos. Cada vez que no Kyrie Eleison se falar de política, isso deverá ser compreendido como um exercício pueril, um tributo a essa infância perdida. Toda a reflexão política pertence ao âmbito da puericultura.

3 comentários:

  1. Então e os habitantes da cidade, os «políticos», os cidadãos intervenientes nos assuntos da cidade, estarão definitivamente mortos e enterrados sob a dura garra neoliberal? Não há esperança?

    ResponderEliminar
  2. Que te aconteceu rapaz? Todo esse pessimismo é apenas pensamento? acreditas nisso? Chaga-lhe uns tintos, chaga-lhe uns tintos...

    ResponderEliminar
  3. Diria, em resposta a ambos, que a esperança já não pertence à região da política. Ela é uma questão individual. O que está de acordo com a atomização que se vive nas sociedades contemporâneas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.