terça-feira, 22 de maio de 2012

Escavar na noite

Georges Braque - La Noche (1951)

No panorama da filosofia em Portugal tem estado particularmente activa uma corrente que pretende acentuar a dimensão cognitiva e científica da filosofia. Legítimo exercício, mas estranho para mim. Herdeiro de Kant, penso que os territórios foram definitivamente demarcados com a separação entre pensar e conhecer. A ciência produz conhecimento, a filosofia pensa um conjunto de problemas que a ciência, pela sua natureza empírica, não pode tratar. Mas o mais interessante para mim reside noutro lugar e noutra atitude. Chamar-lhe-ia, ao lugar, noite; à atitude, escavar na noite.

A noite é a imensidão que ainda não foi pensada, aquilo onde a luz do entendimento não penetrou. O acto de escavar na noite significa retirar dela pedaços que iluminamos dando-lhe um nome e uma definição. Todo este processo é muito mais literário do que científico. É um processo de pura ficcionalização. Alguns exemplos. A invenção da Ideia por Platão ou da substância por Aristóteles, a instituição do Cogito por Descartes ou a demarcação do transcendental por Kant são formas de escavar na noite, de lhe retirar um pedaço e de o iluminar, permitindo, com os materiais roubados e confeccionados pelo pensamento, construir mapas para nos orientarmos nessa noite que nos rodeia.

Nada disto tem a ver com a ciência, nem como uma filosofia dita científica, aquela que se faz em muitas universidades, fundamentalmente, mas não só, no mundo anglo-saxónico. Este exercício deixou de ter lugar no mundo académico, como a existência de um Nietzsche, outro grande escavador da noite, demonstrou já no século XIX. Talvez tenha chegado a hora de compreender que a Filosofia não pertence ao mundo da universidade, com os seus rituais e exercícios científicos. Escavar na noite não é uma ocupação digna de doutores e de professores doutores, gente de mãos limpas e unhas cortadas. Escavar na noite é um exercício de gente perdida, tipos que caem em poços quando espreitam os céus.

2 comentários:

  1. Concordo com essa visão da filosofia e também me irritam as pretensas veleidades científicas da mesma. Não concordo, porém, com uma incompatibilidade entre filosofia e academia. Esta não se esgota na formação de engenheiros, médicos, advogados ou economistas. Pode servir igualmente para ajudar aprendizes de filósofo a "escavarem na noite". Também o escritor, o pintor ou o músico escavam na noite e isso não é incompatível com a existência de cursos de literatura, de belas-artes ou de música. Já agora um pormenor irrelevante: creio que Tales de Mileto não será um bom exemplo de um tipo perdido. O homem fartou-se de ganhar dinheiro com as coisas que sabia. Hoje, seria um engenheiro de sucesso, muito longe da imagem romântica (Repito, por mim partilhada) de quem escava na noite. JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a forma como a Universidade se está a estruturar, fundamentalmente com as modalidades de avaliação de professores, vai deixar cada vez menos lugar para isso. No fundo, escavar na noite não é rentável nem eficiente. Os cursos de literatura estão às moscas. Mas talvez esteja enganado, talvez ainda seja possível não reduzir toda a universidade a um centro de formação profissional, o que, de certa maneira, sempre foi desde a sua fundação medieval...

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.