sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Os liberais portugueses



Depois do predomínio da esquerda nos meios intelectuais, assiste-se hoje em dia a uma maré cheia de intelectuais de direita que, desde a universidade aos blogues, passando pelos jornais e televisão, tomaram conta do espaço público. Apresentam-se como liberais, muitas referências à Inglaterra e aos EUA (republicano e Tea Party, de preferência), citam Hayek, Friedman, von Mises, fazem do combate ao socialismo, que descobrem nos sítios mais inesperados, um modo de vida e um programa político delirante. Fundamentalmente, odeiam França e tudo o que vem de Paris.

O espantoso nisto é que estes liberais são espécie que nasceu de geração espontânea. Não há memória de haver tradição liberal portuguesa e durante a ditadura de Salazar não se lhes conheceu qualquer manifestação ou preocupação com a liberdade, o núcleo do pensamento liberal. Se lermos os seus textos, depressa descobrimos que o liberalismo que defendem é sui generis. Defendem o liberalismo para evitar a concorrência. A liberdade, para eles, só tem valor quando não os obriga a concorrer com os outros e lhes assegura vantagens e privilégios sociais. As suas declarações de amor à liberdade não assentam numa cultura do mérito, mas na defesa, sub-reptícia, de uma competição social truncada e falsificada, onde eles têm todas as vantagens.

Amam a Inglaterra não porque esta seja democrática, mas porque julgam que, se fossem ingleses, teriam lugar cativo na câmara dos Lordes. Nos textos que escrevem, os mais ricos – isto é, os mais fortes e mais poderosos – têm sempre razão, o resto não passa de escumalha cujo desígnio é servir os fortes e, por extensão e graça, também a eles.

Estão sempre prontos a denunciar as ditaduras de esquerda, o colapso do socialismo real e mesmo do socialismo imaginário e, se formos leitores descuidados, imaginamo-los os campeões da luta pela liberdade. Estes intrépidos cavaleiros sempre prontos a defender a liberdade dos mercados e a sua presciência, inimigos ferozes da regulação da actividade bancária e financeira, que todos sabemos o que ela significa nos tempos que correm, têm um coração frágil e sentimental. Não pense o leitor que se comovem com as desgraças dos pobres. Não, eles amam a competição e os pobres perderam. O que os comove até à exaltação é o Dr. Salazar. Nos seus corações liberais, há um cantinho doce e suave para o homem de Santa Comba. Reescrevem a história, negam os factos e adormecem enlevados na esperança de que o homem, um feroz iliberal, reencarne para os proteger. São assim os nossos liberais.

2 comentários:

  1. Este texto merece ser "emoldurado".

    Quanto aos tais sujeitos, os nossos liberais, gostava de os ver a lê-lo, se conseguissem. Esses intelectuais de pacotilha, patuscos que escrevinham e "palpitam" a troco das sinecuras chorudas que lhes alimentam o estatuto.
    Jogadores e actores da mediocridade, se não lhes puserem uma pedra na mão não sabem que uma ditadura é uma ditadura, ser de esquerda ou de direita não passa de um detalhe de conveniência.
    Alguns são reaccionários "ad nauseam", enteados do tirano, têm o "terreno de jogo" e o palco por sua conta, mas ainda os veremos sair, sob pateada, pelo túnel ou pela direita alta, apressadamente, antes de regressarem ao vão de escada de onde emergiram.
    bfs
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A própria Monarquia constitucional (que representava um módico de liberdade perante as hostes miguelistas e descendentes) não conseguiu criar liberais. Menos ainda a República e o Estado Novo. A III República é o que se vê.

      Estes são piores do que reaccionários. Alguns reaccionários são-no por uma ideia de Pátria, por uma visão do mundo e não por vantagens económicas. Mas esta gente não tem qualquer ideia a não ser a ideia do dinheiro.

      Abraço e bfs

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.