sábado, 8 de setembro de 2012

A caixa de Pandora foi aberta

Lawrence Alma-Tadema - Pandora (1881)

Ontem foi um dia histórico. Sem disfarce, o governo de Portugal decidiu transferir milhares de milhões de euros dos bolsos dos trabalhadores por conta de outrem para os empregadores. Todos sabíamos de que lado estava o governo, mas a situação catastrófica das finanças públicas permitia disfarçar como universal uma política que apenas serve uma pequeníssima parte dos portugueses. Estes suportaram tudo o que o governo decidiu até agora, ainda na ilusão de que a política era uma política para o todo nacional. Ontem, Passos Coelho rasgou o já muito esfarrapado pacto social que estruturava a vida da nossa comunidade. Disse, sem o menor problema de consciência, de que lado da barricada se encontrava e quem quer ele defender e quem é perseguido, social e economicamente, pelo governo. Fez uma aposta terrível sobre a natureza dos portugueses: eles têm alma de escravos e como tal aceitam tudo. Se Passos Coelho ganhar e os portugueses aceitarem todo o fanatismo ideológico que rege a governação portuguesa, então nós, portugueses, merecemos ser escravos. Mas uma coisa é certa: o primeiro-ministro radicalizou de tal maneira as suas opções que abriu a caixa de Pandora. Todo o mal que sair lá de dentro, mesmo que seja a submissão à escravatura, tem como primeiro responsável Passos Coelho.

4 comentários:

  1. Soltem-se os males de uma só vez, soltem-se todos neste baile macabro para que possamos enfim redescobrir a esperança no fundo da caixa que cada um transporta.
    Ao discurso politicamente correcto e nauseante, seguiu-se a narrativa da Bairro da Luz Vermelha de Amsterdam, tudo exposto, numa crueza impensável até há pouco tempo.
    Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem razão, chegou a hora da narrativa do Bairro da Luz Vermelha de Amsterdam.

      Boa noite.

      Eliminar
  2. A expansão sem limites do Neoliberalismo, que representa uma ofensiva brutal contra os trabalhadores e, pior do que isso, tem uma obsessão desmesurada pelo lucro, conduz à desumanização total, tem os seus capatazes de plantão, como Passos Coelho, o qual,como confia na passividade do povo que governa, não tem dúvidas em abrir a Caixa de Pandora (saberá ele o que isso significa?), por isso não hesita em actuar e argumentar como se estivesse a dirigir-se a débeis mentais, que mais uma vez vão comer e calar.
    Lamento ter chegado a esta conclusão mas não tenho outra.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o mais provável é que comam e peçam mais. Uma tristeza.

      Abraço.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.