quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A virtude que resta

Rui Chafes - Durante o sono

Talvez sejamos um povo adormecido. Um povo de alienados, dirão alguns. Puro engano. Alienado é aquele que é estranho a si mesmo. Estar adormecido pode significar cansaço e adormecer pode bem ser uma decisão de um povo sábio, de uma sabedoria aprendida durante quase nove séculos. A dormir não mudaremos o curso do mundo, nada inscrevemos no real, como diria o filósofo José Gil. É verdade, mas talvez saibamos que tudo isso é inútil e que a única virtude que nos resta é dormir. Suspendemos a gravidade, flutuamos por cima da conjuntura, e deixamos apenas que ténues fios nos liguem ao mal. Se nos matarem, nem daremos por isso.

2 comentários:

  1. Cada vez está mais actual a canção heróica "Acordai" de Fernando Lopes Graça e José Gomes Ferreira, mas quando o povo é imerme, de que adianta cantar?!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não seja assim tão inerme. A característica é mais "não me aborreçam, que eu não me meto em assados". Depois, de tanto insistirem em metê-lo em assados explode em Marias da Fonte e Patuleias, em PRECs e coisas do género.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.