sábado, 24 de novembro de 2012

O tempo das Cassandras

Enrico Prampolini - Cassandra

Nunca como hoje o tempo é das Cassandras. Como em Tróia, aqueles que, por cá, anunciaram desde o início que o caminho decidido pelo governo nos levaria à ruína e a um beco sem saída foram ridicularizados, desprezados e, para que não houvesse qualquer hipótese de a verdade vir à luz, silenciados (sim, não há censura de lápis azuis, mas uma escolha selecta dos que interpretam a realidade económica e social). Em contrapartida, os falsos profetas como os Gaspares, os Relvas, os Coelhos e todos os que fazem previsões mirabolantes têm tanto mais crédito quanto mais se enganam. Talvez não seja um mistério a razão por que os falsos profetas são escutados, enquanto as verdadeiras Cassandras, aquelas que ouvem as vozes dos deuses, isto é, da realidade, não merecem mais do que um sorriso de condescendência, se não de desprezo. O mundo nunca foi o lugar da verdade.

4 comentários:

  1. Ridicularizadas, desprezadas e quase silenciadas foram especialmente as Cassandras de Esquerda, muitas vezes pelo simples facto de serem de Esquerda. É impressionante como as Cassandras de Esquerda continuam a ser vistas como o mais monstruoso Papão tanto pelas elites da Direita como por muitos, muitos cidadãos, apesar da experiência desatrosa a que nos conduziram os governos de décadas de centro direita, cá e na Europa e, lá, especialmente a partir das últimas eleições para o Parlamento Europeu, em 2009, creio, em que aquilo ficou tudo cinzento no gráfico. Quando algumas das próprias Cassandras de Direita começam agora a profetizar negríssimos futuros, diz-se «ah, parece a Cassandra de Esquerda a falar» e dá-se-lhes razão. Curiosa a evolução dos comentários dos jornalistas do Eixo do Mal ao longo dos últimos dois anos...há dois anos, ainda se detectavam bem as diferenças entre o seu posicionamento político, agora parecem todos perigosos esquerdistas vermelhos a falar. Este é um dos grandes problemas actuais, a quase descredibilização a que a Cassandra de Esquerda foi sujeita. Culpa dela? Sim, em parte. Urge que se reorganizem. As Cassandras, de Esquerda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este governo teve uma capacidade notável de "tornar" pessoas moderadas - tanto à esquerda como à direita - em radicais. Isto significa apenas que somos governados por extremistas e fanáticos, sem qualquer percepção do que é a realidade social do país.

      Eliminar
  2. Estas Cassandras (falsas) estão mesmo a precisar de um Ajax que as derrube...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grande problema é que do outro lado também não há heróis que se façam seguir. Na verdade, os tempos exigem heróis, mas estes estão mortos ou reformados.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.