quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Um liberalismo policial

Frantisek Kupka - La Libertad. Portada para L'Assiette au beurre (1906)

Parece que Francisco José Viegas (FJV) escandalizou meio mundo ao dizer o que faria, à saída de um estabelecimento, se um agente tributário o abordasse para saber se ele tinha pedido factura. O desabafo blogueiro de FJV compreende-se perfeitamente. Esta coisa de transformar o país numa agência de fiscais das finanças, fiscalizados por outros fiscais de finanças, só pode sair de cabeças ociosas e ignorantes. Na verdade, há uma parte da economia que passa ao lado da tributação. Ora o papel do Estado é resolver o assunto e não criar uma sociedade policial, onde todos vigiam todos, para assegurar que o café que tomo pague imposto. O que é interessante no meio de tudo isto é a propensão burocrática e totalitária dos nossos governantes liberais. Tanto querem libertar a sociedade que estão a criar um estado policial. Um liberalismo policial

4 comentários:

  1. Ainda os vamos ver a multar por não ter "licença de isqueiro".
    Quanto ao FJV merece ser escarmentado pelos intelectuais deste país, pelo papel de idiota útil que desempenhou no governo e não é com este jargão "futebolês" que se limpa.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que FJV deveria ter vergonha por não ter tido discernimento em relação às pessoas e propósitos do governo para onde entrou de livre vontade.

      Mas quem se prestou a ser útil a Coelho e Relvas, também pode ser útil contra eles. Seja como for, ele reduziu-se ao estuto de mera utilidade e isso é o pior.

      Eliminar
  2. O que não se compreende perfeitamente é que um sujeito saia de um governo onde esteve voluntariamente para vir cá para fora falar da forma como fala.

    Tudo isto só diz bem da qualidade daquela gente.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.