segunda-feira, 18 de março de 2013

Brincar com o fogo

Paul Klee - Fire ande Death (1940)

A agência de rating Standard & Poor's alerta para o risco de implosão social na zona Euro devido ao elevado desemprego. Também há dias, depois de ter dito que os demónios da guerra na Europa continuam a existir, o primeiro-ministro luxemburguês e antigo chefe do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, alerta para o risco de revolta social na Europa. Em tudo isto há um mistério indecifrável.

Não têm sido as avaliações (e os fundamentos económicos que legitimam essas avaliações) das agências de rating, juntamente com as políticas europeias, mais a retórica anti-keynesiana (de que o nosso ministro das finanças tanto parece orgulhar-se) que nos conduziram ao lugar onde estamos? Muita gente andou a brincar com o fogo e agora admira-se que haja incêndio. 

Os europeus deveriam perguntar-se - e perguntar com ar severo e irritado às suas classes dirigentes - como foi possível passar de uma Europa ainda há pouco tempo orgulhosa da sua paz social e da bonomia dos seus costumes para uma Europa à beira do colapso e da morte.

4 comentários:

  1. Já não há espaço para perguntas, as respostas de jibóia já não surtem efeito.
    Este colapso é intencional e as pessoas não podem colaborar com a sua própria destruição, só suicidários o fariam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, o colapso é intencional. Quanto ao facto de as pessoas não poderem colaborar na sua própria destruição é que já não me parece tão claro. Por norma, as pessoas acabam por colaborar. É um mistério, mas é assim mesmo.

      Eliminar
  2. Não sei se há limites para o sadismo de alguns. Mas quero acreditar que para o masoquismo de outros não há. Daí que preveja que somos capazes de assistir a cenas impróprias...

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.