terça-feira, 6 de agosto de 2013

O cartel do crime

José Gutiérrez Solana - O cartel do crime (1920)

Uma mudança essencial na percepção das pessoas ocorre nos dias de hoje. Começam a compreender que o cartel do crime não está, mundo fora, no lado oposto ao da lei. O cartel do crime passou a fazer a lei e o crime tornou-se uma actividade legal e muito apetecível. A desvinculação do direito positivo de uma norma moral absoluta abriu o caminho. A desfaçatez, a força do poder, a sedução e, caso necessário, a violência fizeram o resto.

4 comentários:

  1. A lei é feita pelos advogados que, no intervalo das suas actividades como avençados jurídicos de bancos e de grandes empresas, vão fazer uma perninha ao Parlamento. Para além disso, há os consultores jurídicos do governo que são igualmente avençados a partir desses grandes escritórios de advogados. Tudo é cozinhado para proteger quem, de facto, manda no País. E isto, infelizmente, não é teoria da conspiração: é a verdade.

    A lei, portanto, é, na prática, uma cobertura para que quem manda de facto possa agir descansadamente.

    Junte-se a isto uma camarilha de jotas, ignorantes, ambiciosos, e mais uns assessores inexperientes e deslumbrados. E ponha-se à frente das instituições uns palermas - e a mistura dá a caldeirada a que assistimos.

    Um bando de gente gananciosa, sem ética, sem vergonha - que age sempre dentro da lei e disso faz a sua bandeira.



    ResponderEliminar
  2. Garante-se a "inocência" porque se dispõe da influência.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compra-se mesmo a boa consciência, caso ainda haja alguma.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.