segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A destruição do pacto social

Luis Brihuega - O medo (1968)

Que significado político pode ser conferido aos cerca de sessenta tiros disparados esta madrugada sobre a residência do embaixador alemão em Atenas? Uma leitura imediata diz-nos que é uma espécie de retaliação que visa começar a disseminar o terror entre os responsáveis pelas actuais políticas europeias. Esta resposta, porém, encobre o problema essencial. As políticas europeias estão a conduzir à destruição do pacto social que, apesar de não eliminar as diferenças sociais, permitia um amplo consenso entre os membros de uma comunidade política. Era este acordo que retirava espaço de manobra ao exercício do terror político e parecia tê-lo transformado numa relíquia dos museus europeus da violência política. Os acontecimentos desta madrugada em Atenas são mais um sinal, um perigoso sinal, de que a Europa esqueceu que a pacificação das sociedades repousa no equilíbrio e na distribuição adequada dos bens provenientes da cooperação social. Mostram também que o terror é sempre a outra face do desespero do presente e do medo do futuro.

2 comentários:

  1. São vários os ovos e de diferentes serpentes que estão a ser chocados e a Europa pode entrar em estado de choque, não tarda.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Europa entregou-se a um persistente exercício de desmemoriação. Isso vai acabar por ter um preço. Também, nesta geração de governantes, quem saberá o que é o ovo da serpente? E os que sabem fingem que não sabem.

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.