sexta-feira, 2 de maio de 2014

E agora?

A minha crónica semanal no Jornal Torrejano.

Este último artigo sobre o 25 de Abril visa o depois, não a história que sucedeu nos últimos quarenta anos, mas o depois que está em marcha neste momento. Podemos começar com um problema: o rumo do país ainda se insere no 25 de Abril? Se olharmos as comemorações deste ano, descobrimos duas respostas. A ausência dos capitães de Abril das comemorações oficiais diz-nos que não. O facto de o primeiro-ministro ter usado, nessas comemorações, um cravo vermelho na lapela diz-nos que sim.

O dia 25 de Abril representa, na verdade, uma abertura do país a múltiplos caminhos. O actual – a construção de uma sociedade liberal – fazia parte desses caminhos. Por muito que não se goste, ele ainda é um florescimento do 25 de Abril e inscreve-se nas possibilidades então abertas. As opções políticas tomadas são legítimas, pois foram sufragadas pelos eleitores e são controladas institucionalmente e pela opinião pública. Resultam da liberdade de escolha que o 25 de Abril instituiu, de forma ampla e séria, pela primeira vez em Portugal. Negar isto pode ser consolador, mas substitui o exercício da razão pelo ressentimento.

Este tipo de negação prende as pessoas a um conflito ilusório entre as políticas actuais e aquilo que imaginam que foi – ou deveria ter sido – o caminho do país. Esse passado real ou ideal acabou. Está morto. Essas possibilidades abertas pelo 25 de Abril estão consumadas e encerradas. Há que olhar para as possibilidades que se abrem a partir da realidade que vivemos e não daquela que gostaríamos de viver. Isto significa que não há alternativas às actuais políticas? Não, significa antes que é preciso pensar novos caminhos, caminhos que entrelacem a crescente liberalização das sociedades e os processos de equilíbrio social e de solidariedade interclassista e intergeracional.


Significa ainda que precisamos de aprender uma nova e mais exigente atitude onde se inscreve a vertente competitiva e a vertente solidária. Precisamos de pensar a sociedade como um conjunto de redes de indivíduos autónomos, mas ligados entre si. Precisamos de compreender os limites da intervenção do Estado nos processos de solidariedade e descobrir novas formas de a instituir. O novo caminho que Portugal está a seguir – uma das portas que Abril abriu – pode ser amaldiçoado, podemos sentir traição nele, mas nada disso é essencial. O importante é pensar e agir para, nestas novas circunstâncias, tornar a sociedade portuguesa, ao mesmo tempo, mais competitiva e mais justa. Isso dá que pensar, o que nem sempre gostamos de fazer. Mas poder fazê-lo foi outra das portas que Abril abriu.

4 comentários:

  1. É evidente que as portas e as janelas que Abril abriu, jamais se fecharão porque isso é uma impossibilidade física, quando muito vão ficando mais estreitas.
    Muitos sonharam o depois de Abril de maneiras diferentes e, reconheço, que grande parte ainda não interiorizou a decepção que se substituiu ao sonho. Pela ilusão nos vamos...

    Bom-fim-de-semana

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é um dos problemas, ainda não se ter interiorizado que a festa acabou há muito. Outros problemas pedem a nossa energia e o nosso pensamento.

      Bom fim-de-semana,

      Abraço

      Eliminar
  2. Bem, pelo rumo que seguem as actuais políticas ultra-neoliberalizantes de tudo, não, não foi este o umbral por que o 25 de Abril passou. Esse era o umbral da liberdade, igualdade, fraternidade, justiça, paz, pão, habitação, uma vida digna para todos. Este caminho que as elites dominantes estão a tomar é o caminho que deveria ter ficado cortado em Abril. O espírito dessa Festa ainda ilumina muita gente, não morreu. O que é bom nunca morre, fica apenas por vezes e por muito tempo obliterado pelo Mal. O que é o caso. Neste 25 de Abril assistimos a um país dividido, de um lado a corrente dominante no Parlamento, fingindo cravos e cante alentejano, do outro milhares de pessoas que estiveram com os militares de Abril no Largo do Carmo. Não nos deixemos abater, urge combater, agora cada vez mais, esta corrente dominante dos 1% subjugando os 99%. Demasiado simplista? Não, é apenas isso. Combate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui temos uma divergência de fundo relativamente ao 25 de Abril. Para mim, ele continha possibilidades múltiplas e contraditórias. O próprio MFA era assim. Ele continha mesmo a possibilidade de retornar ao 24 de Abril. Os sentidos atribuídos ao 25 de Abril pouco têm a ver com ele, mas com o combate entre as partes. Neste momento, a direita está a reivindicá-lo também para ela, no que tem também a sua razão. Esta direita é filha do 25 de Abril e da liberdade. Foi isso que a esquerda não quis perceber e, por isso, se tornou incapaz de perceber o fenómeno e se fragilizou.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.