quinta-feira, 19 de junho de 2014

No país do eu acho que

Giorgio de Chirico - Le cerveau de l'enfant (1914)

Um texto novo a intercalar nos cadernos do esquecimento provenientes do meu antigo blogue averomundo.

Tentar uma discussão racional em Portugal é um exercício fútil. Só cremos em duas coisas: no eu acho que e no princípio de autoridade. Somos uma república do eu acho que, mesmo que esse achar que esteja em contradição com a mais nítida evidência racional. E aqueles que acham que, i e, todos nós, só se vergam a uma opinião contrária ao seu achar que se esta for emitida por uma autoridade – e apenas enquanto a autoridade for tida, pelo nossos interesses pessoais, como autoridade. A única coisa que dobra a nossa valentia de achadores que é o medo infundido pela autoridade. Autonomia do pensamento, exercício crítico da razão, análise das ideias a partir de princípios e regras claras são coisas que nos incomodam e estragam o nosso brilhante eu acho que, eivado de sentimentos e de profundas convicções fundadas na milenar prática do achar que e, não esquecer, do medo perante o magister dixit. Em Portugal, não se discute nada seriamente, apenas atiramos achos que à cabeça uns dos outros.

4 comentários:

  1. O Mestre disse, está dito!
    Mas eu acho que...
    É uma forma ardilosa de sair sempre bem numa discussão. Não vá o diabo tecê-las.
    O que falta aos portugueses é a consciência do que é o acto de debater. Será uma herança salazarista?
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez a herança seja mais antiga, mas o salazarismo reforçou-a, certamente. Depois, há uma grande dificuldade em distinguir o debate de ideias e o conflito entre pessoas. Uma pessoa cujas ideias são contra-argumentadas pensa que é ela que é atacada. Esta separação é fundamental. Estamos longe de a ter interiorizado.

      Eliminar
  2. O "acho que" é do mais cómodo que há. Com ele ninguém se perde a não ser que lhe perguntem: acha que o quê?
    Bom fim de semana
    Um abraço

    (Estou por estas bandas e "acho que", como é hábito, vou ter problemas com a banda larga)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não estou por estas bandas. Acho que estou por outras bandas - as do Baleal - e onde também acho que a banda larga não é tão larga assim.

      Bom fim-de-semana

      Abraço

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.