terça-feira, 19 de julho de 2016

Os clássicos e a actualidade


14. É clássico o que tiver tendência para relegar a actualidade para a categoria de ruído de fundo, mas ao mesmo tempo não puder passar sem esse ruído.

15. É clássico o que persistir como ruído de fundo mesmo onde dominar a actualidade mais incompatível. [Italo Calvino (2009). Porquê Ler os Clássicos? Lisboa: Teorema, pp. 12]

Eu diria ainda outra coisa. É clássico aquilo que nos permite ler o ruído da actualidade como ruído e como actualidade. É clássico o que nos permite perceber que a cacofonia não é mais do que isso. É clássico aquilo que deixa ver o instante que impera na actualidade contra a sombra de eternidade que se desprende dos clássicos. Mais, os clássicos ainda permitem outra coisa. Permitem vislumbrar aquelas obras que, sendo fruto da actualidade, trazem uma marca genética que as liga aos clássicos, e que assim têm todas as condições de filiação para se tornarem também eles parte da família, mesmo que aparentemente sejam filhos rebeldes. Tornar-se-ão filhos pródigos. (avermundo, 2009/10/23)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.